Introdução
Por Dra. Luiza D. Perini
Médica, Especialista em Gastroenterologia
O ultrassom endoscópico, também conhecido como Ecoendoscopia é uma ferramenta valiosa no diagnóstico e manejo de doenças do pâncreas.
A Ecoendoscopia consiste em um exame de imagem que combina a visão endoscópica com a visão do ultrassom tradicional. Um ultrassom de alta frequência presente na ponta do endoscópio permite a criação de imagens de alta qualidade devido à proximidade do transdutor de ultrassom com a área de interesse.
Além de ser utilizado para avaliação do pâncreas, o ultrassom endoscópico é útil na avaliação do aparelho digestivo e outras estruturas adjacentes como por exemplo pulmões, gânglios linfáticos, fígado, vesícula biliar e ductos biliares.
Como Funciona o exame de Ecoendoscopia?
- Preparo para o procedimento: O exame deve ser realizado em jejum e o paciente é sedado pelo médico anestesista antes do procedimento.
- Equipamento Especializado: O exame é realizado por um especialista em endoscopia. Um endoscópio fino e flexível é inserido pela boca até o local desejado (esôfago, estômago, duodeno, etc.).
- Imagens Detalhadas: Na ponta do endoscópio, há um transdutor de ultrassom que permite obter imagens detalhadas das diversas camadas da parede do tubo digestivo, bem como avaliar estruturas vizinhas, como gânglios linfáticos, vasos sanguíneos, mediastino, pulmões, fígado, vesícula biliar e pâncreas. É importante ressaltar que a qualidade do exame é diretamente dependente da experiência do operador e do aparelho utilizado.
- Biopsias Guiadas: Além das imagens, quando indicado, é possível coletar amostras de fluido para análise no laboratório. Este procedimento é denominado aspiração por agulha fina guiada por ecoendoscopia.
Figura 1. Ecoendoscopia pancreática: Durante uma ultrassonografia endoscópica do pâncreas, o médico insere um tubo fino e flexível (endoscópio) na garganta, até o estômago e duodeno. Um aparelho de ultrassom na extremidade do tubo emite ondas sonoras que geram imagens do trato digestivo e de órgãos e tecidos próximo como por exemplo o pâncreas. Fonte: MayoClinic.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC