Estratégias de Tratamento
Por Dr. Juliano C. Ludvig
Médico, Especialista em Gastroenterologia
O tratamento da SIBO geralmente envolve várias abordagens para reduzir o número de bactérias no intestino delgado, aliviar os sintomas e corrigir as deficiências nutricionais que podem ter se desenvolvido. Aqui estão as estratégias comuns de tratamento:
Antibióticos: O tratamento primário para SIBO é o uso de antibióticos que visam reduzir o excesso de bactérias.
Procinéticos: Medicamentos que aumentam a motilidade intestinal podem ser usados para ajudar a prevenir a recorrência da SIBO ao garantir que o conteúdo intestinal não estagne no intestino delgado. Exemplos incluem eritromicina em doses baixas e prucaloprida.
Dieta: Mudanças na dieta também são essenciais para controlar a SIBO. Dietas de baixo teor de FODMAPs, que limitam certos tipos de carboidratos que alimentam as bactérias, são frequentemente recomendadas. Dietas específicas como a dieta elementar também podem ser utilizadas em casos mais graves para reduzir a fermentação bacteriana.
Suplementos e Probióticos: Em alguns casos, suplementos como probióticos podem ser úteis para ajudar a restaurar um equilíbrio saudável da flora intestinal. Suplementos nutricionais podem ser necessários para corrigir deficiências de vitaminas e minerais.
Tratamento de Condições Associadas: Gerenciar quaisquer condições subjacentes, como diabetes ou doenças que afetam a motilidade do intestino, é crucial para o tratamento eficaz da SIBO e prevenção de recorrências.
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC