Tratamento
Por Dr. Juliano C. Ludvig e Dra. Luiza D. Perini
Médicos, Especialistas em Gastroenterologia
A fisiopatologia da Síndrome do Intestino Irritável é multifatorial e consequentemente o tratamento ainda é um desafio e depende de muitos fatores. O tratamento sempre será individualizado e estará embasado no tipo e gravidade dos sintomas e no quanto esses sintomas estão afetando a qualidade de vida.
Por se tratar de uma doença complexa, crônica (prolongada) e relacionada a importante sofrimento psicológico é essencial que o tratamento seja realizado com uma equipe multiprofissional, através de acompanhamento médico, psicológico e nutricional. Essa é única e melhor maneira de conseguirmos aliviar os sintomas, controlar os fatores precipitantes e restabelecer uma boa qualidade de vida para o paciente.
O tratamento possui alguns pilares que consistem:
1. MODIFICAÇÃO DO ESTILO DE VIDA: exercícios físicos regulares, redução do estresse e melhora do sono.
2. MODIFICAÇÃO DA DIETA.
3. ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO.
4. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO: o tratamento medicamentoso consiste em medicamentos que atuam no controle dos sintomas de dor, diarreia e constipação:
PARA A DOR: O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável para alívio da dor é feito com antiespasmódicos (trimebutina, mebevirina, brometo de pinavério, otilônio). Alguns pacientes respondem bem ao uso de antidepressivos (tricíclicos: imipramina, amitriptilina/ serotoninérgicos: paroxetina, sertralina, citalopram) que atuam como neuromoduladores, ou seja, reduzem a percepção da dor agindo como analgésicos.
PARA A DIARREIA: Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados nos pacientes com SII. As opções terapêuticas consistem: antidiarreicos (loperamida), antiespasmódicos, absorventes de sais biliares (colestiramina), antidepressivos tricíclicos, ondasentrona, antibióticos, probióticos.
PARA A CONSTIPAÇÃO: Dieta rica em fibras como Psyllium e laxativos osmóticos (polietilenoglicol) auxiliam no alívio dos sintomas. Além desses, antiespasmódicos e antidepressivos serotoninérgicos também podem ser úteis.
Embora muitos medicamentos estejam disponíveis para tratar a Síndrome do Intestino Irritável, esses medicamentos não curam a doença. Eles são usados ??principalmente para aliviar os sintomas. O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável pode levar tempo e pode ser necessário tentar mais de uma combinação de tratamentos para encontrar aquele que é mais útil para cada paciente. Durante este processo, é muito importante sempre comunicar o seu médico sobre seus sintomas, preocupações e fatores estressantes relacionados ao quadro. Manter um diário para monitorar a dieta e os sintomas intestinais pode ser útil.
Os pacientes com Síndrome do Intestino Irritável normalmente tem a doença pelo resto da vida. Mesmo assim, a maioria das pessoas consegue através do tratamento melhorar seus sintomas. O segredo é continuar trabalhando com seu médico, nutricionista e psicólogo até que encontrem o tratamento ideal.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC