Evolução
Por Dra. Luiza D. Perini
Médica, Especialista em Gastroenterologia
Oitenta a noventa por cento dos casos de pancreatite aguda são leves, apresentando letalidade aproximada de 1%. No entanto, dos pacientes internados, 20% evoluem para a forma grave, sendo que a mortalidade nesses casos aproxima-se de 10% a 30% quando há necrose pancreática infectada. A mortalidade está aumentada principalmente em pacientes mais idosos, com aparecimento precoce de complicações e quando a causa é idiopática ou traumática.
Seguir uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, controlar o peso, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo são medidas importantes para a prevenção da pancreatite aguda.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC