Introdução
Por Dr. Juliano C. Ludvig
Médico, Especialista em Gastroenterologia
As manifestações extraintestinais (MEI) são situações comuns em pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII), como retocolite ulcerativa (RCU) e doença de Crohn (DC), afetando 25-50% dos pacientes. Dado interessante é que cerca de 25% dos portadores de DIIs podem ter o surgimento das MEI meses antes dos sintomas digestivos, o que exige uma maior atenção a esses quadros.
Essas manifestações podem afetar múltiplos sistemas do corpo, elevando o conceito das DII de Doenças sistémicas, e não só restritas ao tubo digestivo.
Abaixo descrevemos as mais comuns:
- Articulações: Artrite periférica (migratória e não deformante) e espondilite anquilosante. Clinicamente, essas condições se apresentam com dor, inchaço e rigidez nas articulações, especialmente nas grandes articulações (joelhos, tornozelos, punhos).
- Pele: Eritema nodoso e pioderma gangrenoso. As lesões cutâneas dolorosas (eritema nodoso) e úlceras (pioderma gangrenoso) são características.
- Olhos: Uveíte, episclerite e esclerite. Essas condições oculares causam dor ocular, vermelhidão e sensibilidade à luz (uveíte).
- Fígado e Vias Biliares: Colangite esclerosante primária(CEP). Pode haver elevações assintomáticas das enzimas hepáticas até sintomas de insuficiência hepática.
- Outros: Tromboembolismo venoso e osteoporose, com sintomas variando conforme o sistema afetado.
A relação das MEIs com RCU e DC pode ser paralela à atividade da DII ou independente dela. Na RCU, artrite periférica e colangite esclerosante primária são comuns, enquanto na DC, eritema nodoso e uveíte são mais frequentes.
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC