Aspectos Clínicos
Por Dr. Juliano C. Ludvig
Médico, Especialista em Gastroenterologia
Os aspectos clínicos e sintomas das doenças inflamatórias intestinais (DII) em pacientes que envelhecem com a condição podem variar significativamente quando comparados com aqueles diagnosticados na idade adulta ou idosa.
Forma de Apresentação e Aspectos Clínicos
Mudanças na Atividade da Doença:
- Atividade variável: Pacientes podem apresentar períodos de remissão prolongados, intercalados por surtos de atividade da doença. O padrão de atividade da doença pode mudar com o tempo, exigindo adaptações frequentes no plano de tratamento.
- Complicações tardias: São comuns o desenvolvimento de complicações relacionadas à doença de longa duração, como estenoses (estreitamento do intestino), fístulas (canais anormais entre o intestino e outras estruturas) e abscessos.
Apresentação Atípica:
- Sintomas menos intensos: A dor abdominal e outros sintomas gastrointestinais podem ser menos pronunciados ou mais vagos em comparação com os indivíduos mais jovens.
- Sintomas sistêmicos: Febre, fadiga e perda de peso podem ser mais evidentes e impactar significativamente a qualidade de vida.
Impacto das Comorbidades:
- Interferência com sintomas de DII: Comorbidades como diabetes, doenças cardiovasculares e artrite podem mascarar ou complicar a gestão dos sintomas de DII, dificultando o diagnóstico e tratamento de surtos.
Sintomas Comuns na População que Envelhece com DII
- Diarreia crônica: Pode ser intermitente e variar em severidade, algumas vezes contendo sangue se a inflamação for severa.
- Dor abdominal: Geralmente menos intensa que em pacientes mais jovens, mas ainda presente e pode ser um indicador de complicações.
- Perda de peso involuntária: Frequentemente observada devido à má absorção de nutrientes ou redução da ingestão alimentar devido a sintomas gastrointestinais.
- Fadiga: Um dos sintomas mais debilitantes, afetando a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias.
- Deficiências nutricionais: Comuns devido a má absorção, podendo requerer suplementação ou ajustes dietéticos específicos.
- Desidratação: Risco aumentado devido à diarreia frequente.
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC