Tratamento
Por Dr. Juliano C. Ludvig e Dra. Luiza D. Perini
Médicos, Especialistas em Gastroenterologia
Por se tratar de uma doença crônica (prolongada) e relacionada a impacto direto na qualidade de vida do paciente, é essencial que o tratamento seja realizado de forma individualizada com uma equipe multiprofissional, através de acompanhamento médico, nutricional e quando necessário até suporte psicológico.
O tratamento da constipação funcional deve sempre iniciar pela educação do paciente sobre constipação funcional, eliminação de medicamentos que podem causar ou agravar a constipação, manutenção de uma dieta com quantidade adequada de fibras, ingesta hídrica adequada e modificação do estilo de vida (atividade física aeróbica regular).
É muito importante manter uma rotina evacuatória, indo ao banheiro após a refeição de manhã ou à noite, sempre seguindo o posicionamento correto para a evacuação, elevando os pés em um banquinho ou usando um vaso sanitário mais baixo.
Caso após essas mudanças nos hábitos, os sintomas persistirem, a terapia farmacológica empírica pode ser iniciada na ausência de sinais de alerta. Caso a terapia empírica falhar após um tempo adequado de tratamento, testes complementares devem ser considerados para identificar o distúrbio subjacente e iniciar o tratamento apropriado.
Dentre as opções farmacológicas, podemos incluir suplementação de fibras, agentes formadores de massa, laxantes, medicamento ativador do canal de cloro, enemas, procinéticos, probióticos.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC